quinta-feira, 20 de maio de 2010

Assessor de imprensa sempre driblando a crise

“Crise empresarial, pode ser evitada, sim”. Esse foi o tema abordado na Palestra realizada no dia 13 de maio, na Universidade municipal de São Caetano do Sul, para alunos do 4º ano de jornalismo, o evento contou com a presença do jornalista Eduardo Nascimento e do Professor e jornalista Arquimedes Pessoni, sobre como um assessor de imprensa enfrenta uma crise empresarial.


A crise empresarial pode, ou não, ser prevista, nesse caso é melhor ser prevista, pois você consegue planejar como driblar a crise, pois a mesma pode ou não comprometer a imagem da empresa, e o papel do assessor é tentar levar de uma maneira positiva o que está acontecendo para a imprensa.


São vários tipos de crise, mas as mais comuns são os problemas, a má qualidade, acidente de trabalho, escândalos, etc.


Segundo Eduardo, a crise pode ser prevista e assim gerenciada, pois toda empresa deve ter um plano de gerenciamento de crise, pois a mídia sempre estará lá, para um furo de reportagem, e é inevitável fugir dela.


“Têm que mostrar o outro lado da empresa, se é que há outro lado”, afirma o professor Arquimedes Pessoni, mediador do debate.


O assessor tem que enfrentar a crise, mesmo que a sua equipe não ajude com a imprensa, pois este problema sempre irá aparecer principalmente no setor público.


A imagem é um dos valores de uma empresa inatingível, mas quem julga é o próprio público através das experiências pessoais, informações, vivências e influências, no qual é mais fácil alterar a imagem do que a reputação. “Um bom exemplo de imagem, é que os acionistas da Petrobrás têm uma visão muito diferente dos ambientalistas”, diz Eduardo.


Não é possível evitar a divulgação da crise, pois a crise é uma notícia e a empresa não será poupada, mesmo as organizações conhecidas ou de prestigio.


Segundo Eduardo, a crise só é realmente uma crise quando a mídia entra em cena, trazendo à tona todos os problemas prejudiciais a empresa.


É possível evitar a crise principalmente se os fatores forem internos, apesar que nem sempre a causa pode ser controlada.


O palestrante deu dicas do que fazer na crise, uma delas é ter um plano de comunicação para reduzir o impacto causado pela divulgação de notícias de crise, para isso o relacionamento com a mídia deve ser uma atividade planejada.


A assessoria de imprensa deve ser tratada como uma atividade estratégica de inteligência empresarial, e nunca apenas como ferramentas.


Eduardo Nascimento é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com especialização em Comunicação Empresarial pela UMESP (2009). Atua em assessoria de imprensa e comunicação interna desde 2001, com experiências nas áreas de saúde e educação.


RENATA LOPEZ CARO DA SILVA

Um comentário:

Anônimo disse...

Reveja a pontuação. No trecho "A imagem é um dos valores de uma empresa inatingível, mas quem julga é..." não era bem isso que você queria escrever, certo?